Views:
0

“Comecei a pensar como a vida de todos estaria melhor sem mim.” —  Os 13 porquês. 

Sem spoilers:

Depois de assistir a série em apenas três noites, tirei um tempo para pensar um pouco sobre ela. Se fosse para falar dela no exato momento em que terminei, com certeza eu indicaria pra todo mundo, mas ao pensar bem, percebi que não é exatamente assim. O seriado é realmente muito bom por tratar de assuntos importantes, principalmente para os jovens, como bullying e assédio sexual, além de nos fazer pensar bastante sobre como tratamos as pessoas, é bem aquela frase: “Todo mundo que a gente encontra na vida está enfrentando uma batalha que você não sabe nada a respeito. Seja gentil com todo mundo. Sempre!”

Olhando pelo lado de quem não sofre e sim de quem faz sofrer, é uma boa escolha, para você ter consciência dos seus atos na vida de outras pessoas. Já olhando pelo lado de quem é agredido, de quem sofre com essas coisas, é um pouco mais complicado. Chego a dizer que, se você não está em um bom momento e pensa em desaparecer do mundo, não assista a série. É um pouco pesado em certas partes, inclusive, no início dos três último episódios (não, não é spoiler), aparece uma imagem alertando que haverá cenas fortes.

Mas, a série é realmente muito boa se tirarmos algumas partes deum pouco exageradas, o que é comum na maioria das séries juvenis de hoje em dia.

Com spoilers:

Se você já viu os episódios, sente aí e vamos trocar uma ideia sobre porque eu ainda estou tentando entender o quanto eu realmente gosto da série. Sim, é muito boa pelos motivos, que disse aí em cima, ela nos ajuda a refletir. Mas, ao mesmo tempo, como eu também já falei, ela é um pocuo exagerada.

Não li o livro, então ainda não posso comparar os dois, mas realmente espero que a versão impressa não tenha toda essa chatice do Tony e exageros do Clay. Tenho um carinho enorme pelo personagem do Dylan Minnette com a Hannah Baker, mas pelo amor de Deus, ele cria uma tempestade desnecessária sobre as coisas, além da demora que tem para ouvir as fitas.

Sem falar na parte da Hannah de colocar a Sheri nas fitas, pra quem não lembra, a garota apenas derrubou uma placa de pare. Ok, isso pode ter causado um acidente de trânsito, mas ela não deve ser culpada pelo suicídio da amiga apenas por isso. O Sr. Poter, que também não fez absolutamente nada, além de tentar entender o que estava acontecendo com a garota.

Temos que deixar claro que Hannah nem é tão “santa” assim, ela mentiu a respeito do Zach ter jogado o bilhete fora e depois de fazer os colegas da escola jogarem pedras na janela do Tyler, fez o próprio se sentir ainda pior. Ela pode ter sofrido, mas fez outras pessoas sofrerem também. Não é contraditório e irônico da parte dela?! Ainda incitou avingança como melhor maneira de lidar com esse tipo de problema. 

Importante pensar que as vezes nós precisamos e queremos ajuda, mas não deixamos ninguém nos ajudar. Reflita um pouco antes de achar que todo mundo está contra você, talez você não deixe ninguém se aproximar. 😉

Os 13 Porquês está disponível na Netflix.

Deixe seu comentário